domingo, 15 de fevereiro de 2009

Como será o profissional de TI daqui 5 anos?

Tendências nascem e morrem em tecnologia com uma velocidade alucinante. Saiba o que você precisa saber para sobreviver no mercado.

Analise os últimos cinco anos. Na esfera estritamente corporativa, poucas mudanças foram tão profundas como a oferta de software como serviços (SaaS) ou o outsourcing – e a sua versão globalizada: o offshoring. Soma-se a isso a revolução trazida pela segunda onda da internet, a Web 2.0, com as suas comunidades sociais, a construção coletiva de conhecimento em wikis, os blogs e o universo multimídia em texto, voz e vídeo, e você encontra um cenário completamente diferente. Essas são tendências que mudaram e vão mudar muito mais o ambiente que nos cerca.

Mas como ficam as pessoas em meio a tudo isso? É difícil definir a extensão em que os profissionais de tecnologia, tanto aqueles que já estão no mercado e são gestores, quanto aqueles que começam a sonhar com uma carreira no setor, são afetados por todas essas mudanças.

Para a vice-presidente dos programas executivos do Gartner, as tendências listadas – terceirização, software como serviço e a Web 2.0 – estão alterando drasticamente o cenário para as pessoas.

Especificamente no Brasil, uma mudança muito delicada está afetando o perfil das empresas nacionais. E este fato vai mexer profundamente com os profissionais de tecnologia da informação nos próximos cinco anos. “Com a globalização, saímos de três multinacionais para mais de 33 hoje. Conglomerados geram multiplicidade cultural e, na estrutura corporativa, isso não se ensina”, argumenta.

No final, aconselha Ione, é preciso combinar o conhecimento técnico, adquirido nas universidades e nos MBAs, e os comportamentais, questões relacionadas como liderança e trabalho em equipe. “Hoje, o segundo ponto é claramente mais importante, ninguém contrata quem não saiba trabalhar em equipe. Para ir além da satisfação do cliente, aumentando a produtividade de TI e dos negócios, o lado comportamental é fundamental”, define.