domingo, 17 de outubro de 2010

1º Dev Day em Curitiba

Após o término da semana de provas, agora vou contar como foi o 1º DevDay em Curitiba que ocorreu em 25/09/10.
O evento ocorreu no mini auditório do Opet e tivemos a presença de alguns palestrantes MVP´s que também estiveram no TechEd 2010.

A primeira palestra foi "Business Intelligence usando informações Geoespaciais" apresentada pelo Thiago Zavaschi, onde ele mostrou o recursos do SQL 2008 R2 para realizar consultas e retornar os dados no formato geoespacial, que com um simples comando SQL:
"
DECLARE @parana GEOMETRY = GEOMETRY::St(GeomFromText('POLYGON....

SELECT @ Bbrasil.STDDiference(@parana)
"

podemos chegar, através da aba de resultados "Spatial Results", ao que consta na Figura 01. As imagens falam por si só. Muito interessante para os amantes de banco de dados.



Figura01 : Exemplo apresentado pelo Thiago.
Fonte: Palestra 1º DevDay em Curitiba.

O Igor Musardo veio na sequência apresentando a palestra “Silverlight sob a ótica de um desenvolvedor Adobe Flex”, onde o mesmo relatou a sua experiência de 2 anos sobre o Flex e que agora esta trabalhndo com o Silverlight.
Mostrou como fazer uma aplicação com Silverlight utilizando o Visual Studio 2010, mostrando um pouco da linguagem XAML, que é utilizada no Silverlight. Ele desenvolveu um CRUD(Create, Retrieve, Update e Delete) básico. E claro mostrou o Microsoft Expression Blender (Figura 02 ) para construir os componentes para Silverlight em modo de desgin.


Figura02 : Exemplo de Tela do Expression Blend para criação de componentes.
Fonte: http://windowsclient.net/blogs/ilves/archive/2008/03/15/changing-the-visual-appearance-of-the-control-with-silverlight-2-beta.aspx

Na terceira palestra veio Djonatas Tenfen com a palestra “Implementando MVVM na prática”, onde apresentou um exemplo de como implementar a MVVM implementando as classes, o XAML e mostrando como implementar sem colocar nada no CodeBehind, fazendo a ligação pelas classes criadas. Muito interessante também.

Ai o Rodolpho Carmo apresentou a palestra “Construa uma aplicação Silverlight para Windows Phone 7 em 50min” de como desenvolver para Windows Phone que, na data, ainda não estava disponível para o Brasil.

Depois disso o veio a palestra “ASP.NET MVC + JQuery” com o Victor Cavalcante (Matrix) onde ele mostrou de como podemos ter o controle total da aplicação(conforme Figura03). Que devemos fazer uma escolha? Ter o controle ou não? Falando claro do JQuery!


Figura03 : Exemplo apresentado pelo Vitor.
Fonte: Palestra 1º DevDay em Curitiba.

E por último, para fechar, o Giovanni Bassi com a palestra “Desenvolvedor Profissional”, fazendo a maioria dos desenvolvedores presentes refletirem sobre o que é ser profissional de verdade.

E estavam presentes o pessoal da Facear para prestigiar o evento conforme Figura 04.

Figura 04: Ricardo, Rodrigo, Alessandre e Alexandre.
Fonte: Maquina do Ricardo.

Fontes para pesquisa:
http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/en/us/r2.aspx

http://www.microsoft.com/expression/

http://www.microsoft.com/brasil/windows/silverlight/default.mspx
http://www.silverlight.net/

http://www.microsoft.com/windowsmobile/pt-br/default.mspx

http://jquery.com/
http://docs.jquery.com/Main_Page

http://www.asp.net/mvc


http://msdn.microsoft.com/en-us/magazine/dd419663.aspx