segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Projeto Integrador 2º Período

As datas serão definidas em sala e atualizado no blog.

Ementa
: Desenvolvimento de projeto prático integrando os conteúdos das disciplinas do período.
Documentação de Sistemas utilizando UML.
Desenvolvimento de um jogo utilizando conceitos de orientação a objetos, tanto na documentação quanto na implementação.

Proposta: Desenvolvimento do Jogo Genius : é um jogo de memória da década de 80,
também conhecido como simon. A seguir será descrito como o jogo deverá funcionar:

Resumo do Jogo

- Permitir o cadastro dos jogadores antes de iniciar a partida, com o nome e senha;
- 8 botões de cores diferentes, irão piscar e formar uma sequencia;
- Opção tem ter ou não o audio no speaker da máquina e/ou nos auto falantes;
- Configuração para indicar se usa ou não o mouse;
- Deve possuir 4 níveis de jogo;
- Nível 1 - até 10 sequências
- Nível 2 - até 20 sequências
- Nível 3 - até 30 sequências
- Nível 4 - até 99 sequências
- O nível deve mudar automaticamente conforme o jogador vai acertando as sequências.
- O jogador pode iniciar no nível que deseja selecionar.
- Deve disponibilizar 3 Tipo de Jogos:
- Siga a seqüência.
Selecione em configurações o tipo de jogo em "1" e Comece um novo jogo.
Modo para 1 jogador geralmente, o Genius faz uma seqüência e você deve repeti-la.
Ele começa piscando um botão na tela. Você deve clicar sobre este botão que piscou.
Na seqüência ele piscará este mesmo botão, e piscará mais um botão.
Você deve clicar nos dois botões que piscaram na mesma sequência que o programa.
Isso se repetirá até o limite de luzes na seqüência, que você seleciona em Habilidade, sendo o máximo de 99 (nível 4).
- Crie a sua seqüência
Neste tipo de jogo, o Genius só da o primeiro sinal.
Depois disso você que cria sua própria sequência.

1 jogador: Selecione em configurações o tipo de jogo em "2" e comece um novo jogo.
O Genius vai dar apenas o primeiro sinal.
Então você repete o sinal dele, e já incrementa um sinal seu na sequência.
Não espere por mais um toque. Em seguida, repita a primeira sequência, os dois primeiros sinais e incrementa mais um seu.
E assim por diante, até alcançar a maior sequência possível.

2 ou mais jogadores: O jogador 1 repete o primeiro sinal e adiciona um.
O jogador 2 repete os dois primeiros e adiciona mais um, e assim por diante na sequência,
cada um repetindo a sequência anterior e colocando mais um.

Se alguém errar, você pode começar de novo, apenas com os que não erraram até ficar só um, que será o ganhador.

- Escolha sua cor
De 2 a 8 jogadores:
Selecione em configurações o tipo de jogo em "3".

Cada jogador escolhe uma cor do botão e pressionará apenas a lente desta cor durante todo o jogo.
Comece um novo jogo.
Pronto, agora o Genius vai dar o primeiro sinal. O jogador que escolheu esta cor repete o sinal.
O Genius repete os sinais como no Jogo 1, com a diferença que cada jogador pressiona apenas a cor que escolheu na sequência.

Se alguém pressionar a sua cor do botão, fora de hora, o Genius emite um som e esta cor estará fora da próxima rodada.
O Genius automaticamente começa um novo jogo, apenas com as cores restantes.
Aí cada jogador que continua na partida clica suas cores, até ficar apenas uma cor, e quem ficar será o ganhador!
E o Genius mais uma vez, vai dar os parabéns, com a sequência de 6 sinais, mas desta vez apenas na cor do vencedor.

Como jogar de 3 Para jogar em 3. (se o número de luzes é par e não múltiplo de 3):
É simples. Comece o jogo. Quando o Genius piscar uma luz, não repita.
Simplesmente esta cor, seguindo a lógica anterior, será eliminada, e a partir daí é só cada um escolher sua cor das 3 restantes e começar a jogar.

- Ter a opção de gravar o Record ( quantidade de acertos do jogador , gravando a data e hora e qual o nível ele estava - Somente no nível 1 ) ;
- Adicionar um botão de repetição da última sequência executada pelo Genius.
- Persistência dos dados em um arquivo Texto. ( Jogador e Record )

IMPLEMENTAÇÃO
- Linguagem C#
- Visual Studio 2005 ou 2008.
- Implementar 100% 0rientado a Objetos.

Entregas do 1º Bimestre

DOCUMENTAÇÃO :
Deverão ser entregues até o dia [01/09/2009] : Resumo, Introdução, Sumário, Listas ( Símbolos, Figuras );
Deverão ser entregues até o dia [01/09/2009] : Os Requisitos Funcionais e Não Funcionais do jogo;
Deverão ser entregues até o dia [01/09/2009] : O Diagrama de Caso de uso do jogo;
Deverão ser entregues até o dia [16/09/2009] : Descrição dos casos de uso do jogo; O Diagrama de classes do jogo;
Deverão ser entregues até o dia [30/09/2009] : Documentação Final;

IMPLEMENTAÇÃO :
Deverão ser entregues até o dia [30/09/2009] : As classes do jogo com seus devidos relacionamentos;
Deverão ser entregues até o dia [30/09/2009] : Um protótipo do Jogo com as funcionalidades abaixo :
- os botões na tela
- criação das instancias das classes principais ( Jogo, Tipo do Jogo, etc )

Entregas do 2º Bimestre

DOCUMENTAÇÃO :
Deverão ser entregues até o dia [00/00/0000] : O Diagrama de Caso de uso do jogo corrigido caso haja necessidade.
Deverão ser entregues até o dia [00/00/0000] : O Descrição dos casos de uso do jogo corrigido caso haja necessidade.
Deverão ser entregues até o dia [00/00/0000] : O Diagrama de classes do jogo corrigido caso haja necessidade.

IMPLEMENTAÇÃO :
Deverão ser entregues até o dia [00/00/0000] : O Jogo em funcionamento para os 3 tipos do jogo.

Avaliação :
1º Bimestre
Documentação : 65
Implementação : 35

2º Bimestre
Documentação : 35
Implementação : 65

OBS : CRITÉRIOS:

  • As notas serão por aluno;
  • Trabalho em duplas. Pode fazer em 3 mas deverá ter um diferencial;
  • Plágio Total ou parcial - Reprovação na Disciplina com nota Zero e Zero para as disciplinas;
  • Dúvidas do projeto integrador será na aula do projeto integrador, caso a dúvida seja geral, o professor de cada disciplina; pode comentar o assunto para a turma;
  • A não entrega dos itens do primeiro bimestre - a nota será zero na disciplina;