Pessoal, estamos no caminho certo! Com o iPhone ele escapou da forca!!
Jogo para iPhone rendeu 10 000 dólares em quatro meses.
Em todo o mundo, 50 000 pessoas estão criandoaplicativos para o celular da Apple. Um dosprogramadores já faturou 1 milhão de dólares.
Na Carolina do Norte, Estados Unidos, o programador Ethan Nicholas, de 30 anos, faturou 1 milhão de dólares em três meses. Em Sorocaba, no interior paulista, o analista de sistemas Renato Pessanha, de 33 anos, não chegou a ficar milionário, mas tampouco está reclamando – embolsou 10 000 dólares em quatro meses.
Ambos tiveram sucesso num novo campo de negócios: criaram aplicativos para quem usa o iPhone. Aplicativos são programas simples, ferramentas que complementam e ampliam o uso do celular.
Desde julho de 2008, milhares deles são comercializados, ou oferecidos de graça, na loja virtual da Apple, a App Store (veja o quadro). E há um grande apetite por esse tipo de programa. Em dez meses, foi feito mais de 1 bilhão de downloads desses softwares somente da App Store.
Pessanha é autor do Forca Brasil, o programa brasileiro mais vendido no site, com 15 000 downloads. Trata-se de uma versão em três línguas (português, inglês e espanhol) para o tradicional jogo de forca.
Nicholas criou o iShoot, game com tanques de guerra que já foi baixado 3 milhões de vezes. Calcula-se que, atualmente, 50 000 pessoas, dos mais diversos países do mundo, tentem repetir o feito. "Antes do iShoot, eu nem conseguia pagar a hipoteca da casa", disse o programador a VEJA.
O negócio de aplicativos para celulares não é novo. Existe há quase uma década. O site Handango vende mais de 140.000 programinhas desse tipo para BlackBerry, Palm e telefones de marcas como Samsung, Motorola, LG e Nokia. Boa parte dessas ferramentas tem por objetivo facilitar tarefas como abrir e-mails ou sincronizar calendários e agendas.
O iPhone mudou as regras do jogo. Em meados do ano passado, a Apple lançou um kit de desenvolvimento de aplicativos. Ele pode ser baixado da internet, gratuitamente, por qualquer pessoa. Esse kit não é de fácil compreensão para leigos, mas pode perfeitamente ser usado por amadores em programação.
Pessanha, do Forca Brasil, criou seu joguinho em menos de quatro dias, entre o Natal e o Ano-Novo de 2008. O kit conta com recursos que simplificam a produção de softwares, como uma biblioteca de códigos. Eles acionam automaticamente funções do telefone, como o acelerômetro (o sensor de movimentos do iPhone), ou configuram o sistema de GPS. Há ainda simuladores e exemplos de programas que servem como molde para novos aplicativos.
Essa simplificação permitiu, por exemplo, que o garoto Ding Wen, de 9 anos, natural de Cingapura, criasse o Doodle Kids, aplicativo que permite desenhar na tela do iPhone. Para apagar os rabiscos, basta chacoalhar o aparelho. O software, gratuito, já foi baixado mais de 480 000 vezes. Ding não fez o trabalho sozinho. Contou com a ajuda do pai, Lim Thye Chean, que dá aulas de programação para o filho há dois anos. "Nós dois gostamos de criar softwares e colocá-los na App Store para ver qual tem mais sucesso", disse Chean a VEJA.