quarta-feira, 29 de junho de 2011

Adiamento do Churrasco do curso!

Pessoal,

O churrasco do curso está sendo adiado para o 2º semestre. Quem efetuou algum tipo de pagamento para os representantes pode solicitar o dinheiro novamente.

Agendaremos nova data no início do próximo semestre.



.

Provas de 2ª Chamada: Prazo para solicitação

Pessoal,

O prazo para solicitação de 2ª chamada encerra amanhã, 30/06. As solicitações devem ser realizadas na secretaria acadêmica com a apresentação de justificativa que poderá ser deferida ou não.

TODAS as provas serão realizadas no dia 04/07 (segunda-feira) às 19h.



.

"Hackers e Crackers: as diferenças"

Stephanie Kohn

"Com os acontecimentos dos últimos dias, muito foi falado sobre hackers e crackers. Mas, afinal, o que estes termos significam e quais as diferenças entre esses experts da computação?

Para entender um pouco melhor, é necessário saber o que cada um dos nomes significa. Hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

As denominações foram criadas para que leigos e, especialmente a mídia, não confundissem os dois grupos. O termo "cracker" nasceu em 1985, e foram os próprios hackers que disseminaram o nome em sua própria defesa. A ideia era que eles não fossem mais confundidos com pessoas que praticavam o roubo ou vandalismo na internet.

Contradição

Apesar dos termos serem mundialmente conhecidos, chamar alguns de “bons” e outros de “maus” não agrada a todos. O programador Vinicius Camacho, por exemplo, acredita que tanto o hacker quanto o cracker são habilidosos e podem fazer as mesmas coisas. Na opinião dele, a intenção vale mais do que o ato. “Uma pessoa pode quebrar um software, como fazem os crackers, mas não usar as informações de forma antiética. O oposto também pode acontecer: um hacker usar sua habilidade de forma mal-intencionada”, conclui.

O que isso quer dizer? Isso significa que, para ele, o termo cracker, criado para denotar um “Hacker do mal”, é bastante subjetivo. Para ele os termos mais corretos são os usados dentro da ética hacker : “White Hat” (Chapéu Branco), “Black Hat” (Chapéu Preto) e “Gray Hat” (Chapéu Cinza). Os hackers "Chapéu Branco" são pessoas interessadas em segurança e, na maioria das vezes, usam suas habilidades a favor das empresas, sendo 100% éticos em suas ações. São eles que ocupam os cargos de analista de sistema, especialista em TI ou outros empregos na área de informática. Já os hackers "Chapéu Preto" são criminosos e, normalmente, especializados em invasões maliciosas de sites. Os hackers "Chapéu Cinza" têm as intenções de um Chapéu Branco, mas suas ações são eticamente questionáveis.

Apesar dessa contradição dentro do próprio cenário de profissionais da segurança, ainda muitos programadores aceitam os termos hacker e cracker como definições corretas. Diversos Fóruns sobre programação, blogs de tecnologia, sites como Wikipedia e até dicionários conceituam os hackers como profissionais do bem e crackers como criminosos.

E você, o que acha dessa história? Concorda com os termos hacker e cracker? Já sabia o que eles significavam? Dê sua opinião nos comentários."

Fonte : www.olhadigital.com.br

Vagas de Estágio: Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária

Pessoal,

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária está realizando cadastro para seleção de estagiários na área de TI, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas.

Quem tiver interesse pode enviar o curriculo para: patriciah@araucaria.pr.gov.br



.

domingo, 19 de junho de 2011

Provas 1º período de Sistemas: Alteração

A prova de Introdução à computação inicialmente prevista para o dia 21/06 foi transferida para o dia 28/06 no 1º horário.

No dia 21/06 a prova de Fundamentos de Análise de Sistemas, do professor Marco A. Cordeiro passa para o primeiro horário (19h). Após a prova os alunos do 1º período de Sistemas estão dispensados.


.

Projeto Integrador III - 3º período: Bancas de Avaliação

Local: Auditório da Facear
Datas: dias 27/06 (segunda-feira) e 30/06 (quinta-feira)
Horário: início às 19h
Composição da Banca de Professores:
Prof. Marco Cordeiro

Prof. Rodrigo Marcondes
Prof. Fabiano Nezello

Regras:


Definição da ordem de apresentação das equipes se dará no início da banca
Tempo de apresentação: 15´, sendo metade deste tempo destinada a apresentação do sistema + 5´ para perguntas da banca.

Critérios de Reprovação:

Prova de Autoria, caso o aluno não consiga comprovar para a banca que realizou o trabalho.
Documentação de baixa Qualidade.
Sistema de baixa Qualidade

Tópicos obrigatórios:

Apresentação da Equipe e do Projeto.
Objetivo do Projeto.
Diagrama de Classes.
DER.
Sistema.

Obs.: toda a documentação do sistema deve estar disponível para apresentação, pois, questões da banca podem referenciar qualquer artefato.

Casos omissos serão definidos pela Banca.


.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Monitoria 1º período Sistemas: Confirmado!

Está confirmada a monitoria para o 1º período de Sistemas de Informação para amanhã dia 18/06 (sábado).

Horário: 10h às 12h
Monitor: Rafael Gurski
Assunto: Manipulação e criação de arquivos na linguagem C
Local: Lab II

Os alunos do 1º período de Análise de Sistemas também estão convidados à participar.


.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Artigo: procura-se mão de obra qualificada em TI

Fonte: IT Web

Quando se fala no setor de Tecnologia da Informação (TI), a busca por mão de obra especializada supera em muito o número de profissionais disponíveis. Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2009 pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), em 2013 o Brasil terá um déficit de 200 mil profissionais deste setor. Infelizmente, o cenário projetado há dois anos parece estar se configurando.

Quem trabalha com TI, especialmente em cargos de gerência ou gestão de equipes, sabe que a escassez de profissionais qualificados é um problema crônico e cada vez mais complicado de ser resolvido. A economia vive ritmo de expansão, a demanda por tecnologia de informação é impulsionada, mas o mercado de trabalho em áreas técnicas não segue a mesma toada.

As causas para essa carência são as mais variadas, mas a mais evidente está relacionada à discrepância entre a formação acadêmica e a realidade mercadológica. O célere crescimento da economia brasileira dos últimos anos têm refletido não apenas na infraestrutura, como também na atualização de conhecimentos. O mais comum hoje em dia é encontrar estudantes graduados à luz de tecnologias e visões incoerentes com as práticas do mercado de trabalho. Além disso, nos últimos anos, o setor cresceu num ritmo muito maior do que o da formação de profissionais nas universidades.

Os desdobramentos podem levar a problemas de dimensões muito maiores e comprometer todo o esforço dos grandes fabricantes de soluções de TI para viabilizar seus produtos. As grandes empresas, já estabelecidas no segmento, encontram dificuldades para repor vagas e encontrar profissionais para ampliar os negócios, mesmo impondo requisitos mínimos. Exemplo mais frequente ocorre no nível de média gerência.

Uma das principais diretrizes deverá ser o incentivo em criar equipes multidisciplinares, com formação técnica, mas principalmente com extensos conhecimentos de processos de negócios, competências em gestão e forte habilidade em liderança. Há algum tempo a área de tecnologia da informação passou a ter um sentido muito mais estratégico, contribuindo para a alavancagem dos negócios e para os diferenciais competitivos e de custo. Está mais do que na hora de formar e garimpar talentos!

.

5º Período: Prova de TAP transferida

Está confirmado a nova data para a prova de TAP - 5º período.

Nova Data: 28/06/11 - Horário: 19h

As demais provas continuam como definido no cronograma inicial.


Coordenação de curso: SI / ANSi

 .

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Entregas de Certificados e Prorrogação de recebimento de AC

Certificados Emitidos

A partir da próxima segunda-feira dia 20 de junho de 2011 até o dia 30 de junho de 2011 os certificados de participação em eventos promovidos pela Coordenação estarão disponíveis para entrega aos alunos. Os certificados poderão ser retirados com Juliana, Assistente de coordenação.
Lista de certificados emitidos:
1) Apresentações de TCC I e II
2) Monitorias
3) Participação em Iniciação Científica
4) Aulas de Inglês
5) Curso de Java Básico
6) Palestra Prof. Ruy Sant'Ana
7) Viagem GameFest 2008 (para quem entregou comprovante)

Prorrogação do prazo de entrega dos certificados de participação em Atividades Complementares

Datas: de 04 a 08 de julho diretamente com a coordenação.


 .

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vagas - Contratação!

EMPRESA: VISIONNARE

> ANALISTA BI

Imprescindíveis:
- Experiencia profissional mínimo de 3 anos na área
- Modelagem de Casos de Uso , atividades, e outros UML
- Diagramas de atividade/ Modelagem de processo (BPMN)
- WBS
- ETLs em PowerCenter
- Oracle e PL/SQL
- Técnicas de levantamento de requisito

Desejáveis:
- Projetc (Projetc Server)
- Notação BPMN
- Gestão de Escopo          
- Gestão de Custo / Prazo          
- Gestão de Comunicação          
- Gestão de Risco

> DESENVOLVEDOR PHP SENIOR

Características:
Imprescindíveis:
- Experiência com Desenvolvimento em PHP

Desejáveis:
- Enterprise Architect
- Graduação completa em áreas correlatas (Sistemas da Informação, Engenharia da Computação, etc.)

> DESENVOLVEDOR .NET SENIOR

Características:
Imprescindíveis:
- Experiência com Desenvolvimento em .NET

Desejáveis:
- Enterprise Architect
- Graduação completa em áreas correlatas (Sistemas da Informação, Engenharia da Computação, etc.)

> DESENVOLVEDOR JAVA PLENO

Características:
Imprescindíveis:
- Conhecimentos em JBossSeam, EJB3 e Swing.
- Linux e Windows Server 2008 R2
- Formação acadêmica compatível

Desejáveis:
- Inglês intermediário
- Banco de Dados Sybase

> DESENVOLVEDOR DELPHI PLENO

Características:
Imprescindíveis:
- Experiência mais de 4 anos em Delphi
- Windows Server 2008 R2
- Formação acadêmica compatível

Desejáveis:
- Inglês intermediário
- Banco de Dados Sybase

> PROGRAMADOR SQL

Características:
Imprescindíveis:
- Recém formados em Ciências da computação, Sistemas de informação ou similares.
- Conhecimento nas linguagens: Java básico (AJAX, HTML, Desenv. WEB), SQL (DNL, DDL) e Banco de Dados (Oracle).

Desejáveis:
- Experiência em PL/SQL

Interessados deverão encaminhar seu currículo atualizado para recrutamento_selecao@visionnaire.com.br com o nome da vaga desejada no título do e-mail.




.

Vagas Estágios!!

CÓD. 11500 - TECNICO EM INFORMATICA - INTEGRADO (Masculino)

Requisitos/Atividades: Auxiliar na utilização de equipamentos de informática, auxiliar o professor na aula de informática, auxiliar no controle de presença de alunos, nas atividades de monitoramento de laboratório de informática e nas demais atividades relacionadas à área.
Bolsa Auxilio: R$ 350,00
Benefícios: VALE TRANSPORTE
Cidade/Bairro: CURITIBA / NOVO MUNDO
Horário: De Segunda a Sexta-Feira das 13h30min às 19h30min
Currículo para Daniele oportunidade@proestagios.com.br. Informar no e-mail o código da vaga ou agendar entrevista no fone: 3029-9254 Tenha em mãos o código da vaga!

CÓD. 10178 – TÉCNICO OU TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA / SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Requisitos/Atividades: A partir de 2° ano, conhecimento básico em Linux, linguagens como C phyton, Shell, Poerl. / Auxiliar na área de desenvolvimento e programação
Bolsa Auxilio: R$ 700,00
Benefícios: VALE TRANSPORTE
Cidade/Bairro: CURITIBA / AGUA VERDE
Horário: De segunda a sexta sendo 6 horas a combinar.
Currículo para Diego talento@proestagios.com.br. Informar no e-mail o código da vaga ou agendar entrevista no fone: 3029-9254 Tenha em mãos o código da vaga!

CÓD. 10753 - TECNOLOGIA ou TÉCNICO EM INFORMAÇÃO /SISTEMAS E ÁREAS AFINS

Requisitos/Atividades: Auxiliar na elaboração de relatórios da empresas, auxiliar nas atividades técnicas do Softwarehouse (desenvolvedora e mantenedora de sistemas comerciais da empresa) e nas demais atividades relacionadas à área.
Bolsa Auxilio: R$ 400,00
Benefícios: VALE TRANSPORTE
Cidade/Bairro: CURITIBA / JARDIM BOTÂNICO
Horário: De Segunda à Sexta-feira das 13h00min às 18h00min
Currículo para Diego talento@proestagios.com.br. Informar no e-mail o código da vaga ou agendar entrevista no fone: 3029-9254 Tenha em mãos o código da vaga!

CÓD. 11758 - REDE DE COMPUTADORES / SISTEMAS DE INFORMAÇÕE0S / INFORMÁTICA

Requisitos/Atividades: Conhecimento de redes, e configuração em maquinas Hardware, software e Windows. / Auxiliar na instalação e configuração de maquinas.
Bolsa Auxilio: R$ 500,00
Benefícios: VALE TRANSPORTE
Cidade/Bairro: CURITIBA / HAUER
Horário: De segunda a sexta sendo 6 horas a combinar..
Currículo para Diego talento@proestagios.com.br. Informar no e-mail o código da vaga ou agendar entrevista no fone: 3029-9254 Tenha em mãos o código da vaga!

CÓD. 11723 - DESIGN – GRÁFICO / TECNOLOGIA EM DESIGN GRAFICO / TECNOLOGIA WEB DESIGN

Requisitos/Atividades: / Auxiliar na criação de materiais gráficos: cardápios, display, banner, placas de sinalização e auxiliar na atualização de web site com sistema.
Bolsa Auxilio: R$ 600,00
Benefícios: VALE TRANSPORTE
Cidade/Bairro: CURITIBA / BATEL
Horário: De Segunda a Sexta-Feira das 13h00min às 18h00min
Currículo para Diego talento@proestagios.com.br. Informar no e-mail o código da vaga ou agendar entrevista no fone: 3029-9254 Tenha em mãos o código da vaga!

CÓD. 11700 - DESIGN GRÁFICO

Requisitos/Atividades: Maior de 18 anos / Confeccionar materiais gráficos em corel draw.
Bolsa Auxilio: R$ 600,00
Benefícios: VALE TRANSPORTE + VALE ALIMENTAÇÃO
Cidade/Bairro: CURITIBA / CRISTO REI
Horário: De Segunda a Sexta-Feira das 09h00min às 16h00min (1 hora de almoço)
Currículo para Bianca recrutamento@proestagios.com.br. Informar no e-mail o código da vaga ou agendar entrevista no fone: 3029-9254 Tenha em mãos o código da vaga.


.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Carreira: É preciso liderar com o coração!

Autor: Tom Coelho*

Dale Moss foi executivo da British Airways por mais de 20 anos, liderando cerca de 12 mil colaboradores.
Sua experiência o ensinou que construir uma boa equipe é responsabilidade do líder que deve inspirar as pessoas – mas inspirando-se primeiro. Além disso, a performance é uma atribuição direta da liderança organizacional. Por isso, se uma empresa não estiver se saindo bem, vá direto ao topo!

Sua concepção de liderança envolve cinco atributos básicos:

1. Caráter. Contempla integridade, coragem e confiabilidade. A expressão-chave é: liderar pelo exemplo.

2. Compromisso. Compreende desejo, foco e impulso. Trata-se de comprometimento com as metas estabelecidas.

3. Competência. Baseia-se no conhecimento e, mais do que isso, na habilidade de processá-lo alcançando a sabedoria. O desejo de aprender deve transformar líderes em eternos estudantes da vida.

4. Comunicação. Deve ser frequente, ou seja, é preferível pecar pelo excesso. Também precisa ser verdadeira, transparente e sensível com as pessoas e as circunstâncias.

5. Interesse. Resumido em uma única palavra: empatia. Seja duro nas questões, ao lidar com problemas, porém brando e flexível ao lidar com as pessoas.

Além destes aspectos, Moss alerta os líderes para a importância da cultura e dos valores corporativos. Transparência, responsabilidade e confiança são bens supremos, assim como a integridade e a honra.

O mau hábito de usar da honestidade apenas quando se acredita que alguém esteja olhando produziu empresas dignas de um “hall da vergonha”.

Deve-se jogar para ganhar. Ir até onde for possível usando todos os recursos de que se dispõe. Porém, liderança é um jogo de estilo. Não é o que você faz que conta, mas como você faz.

Antes que você possa realmente liderar, tenha um código capaz de orientá-lo pela vida. E lembre-se de que as pessoas não estarão lá para atender você, mas você deverá estar a postos para atendê-las. Afinal, liderar é servir.

------
* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br. e www.setevidas.com.br.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Formatura SI e ANSi Hoje: Auditório

Hoje a partir das 19h30 teremos colação de grau extemporânea - Formatura no Auditório da FACEAR.

Teremos alunos dos cursos de Bacharel em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas colando grau.

Bacharel em Sistemas de Informação:
- Rodrigo Cocci

Tecnólogo em Análise de Sistemas
- Edemar Henrique Luccezen
- Jaime Markovicz
- William Mantovani dos Santos

Quem desejar, está convidado a prestigiar nossos Formandos!!!


.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Viagem 2011

Pessoal, estamos planejando nossa viagem para um congresso 2011. Colocaremos uma enquete aqui no blog para todos opinarem. Temos duas opções de congresso com datas aos sábados.


Rio de Janeiro: Dezembro







http://hacknrio.org/


São Paulo: Novembro















http://www.conisli.org.br/

URGENTE: Vagas !!!

Pessoal,


A Rede TREINFO de escolas está selecionando instrutores.

Requisitos: 



Sexo: Independente
Conhecimento em algumas das tecnologias/ferramentas a seguir: Não precisa conhecer todas!
Pacote Office, Sistema Operacional Windows, Internet, HTML, ADOBE (Fireworks, Dreanweaver, Flash, Corel Draw e Fotoshop), Montagem e manutenção de micros.

BOA ORATÓRIA é fundamental!


OBS. Não é necessário um único candidato ter todos os requisitos acima!!

Vagas: 4

Interessados deverão enviar CV para: marilei@treinfo.com.br


.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aulas de revisão de TAP - 5º período: Transferido

Alunos do 5º período,

A aula de revisão de TAP foi transferida para o próximo sábado dia 11/06.

Local: Lab V


.

Aulas de revisão OO: 2º período (Confirmado)

Está confirmada a aula de revisão de Orientação a Objetos e C# com o Prof. Rodrigo, amanhã 04/06.

Horário: 08h30
Local: Lab II

Aula de Revisão: Imperativa 1º período de ANSi

Está confirmada a aula de revisão da disciplina de Programação Imperativa para amanhã no período do tarde.

A entrada deve ser realizada pelo portão dos fundos da FACEAR.

Horário: 13h30 às 17h30
Local: Lab I

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quanto ganha em média um profissional de Tecnologia da Informação ???

Nosso aluno  Mauricio Fritsch do 7º período compartilhou um artigo bem interessante publicado pelo Olhar Digital. Vale a pena conferir. Segue!!


Quanto ganham, em média, os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) no mercado brasileiro?  A 35ª edição da Pesquisa Salarial da Catho Online – classificado online de empregos e currículos – aponta que, hoje, a remuneração do setor varia de R$ 772,00 para um digitador a R$ R$ 17.985,00 para um diretor de TI.

Para chegar a esses valores, o levantamento da Catho, realizado trimestralmente, consultou 158 mil profissionais de 48 ramos de atividade (entre eles TI), de mais de 19 mil empresas, em 3503 cidades de todo o Brasil.

A seguir, acompanhe os resultados específicos dos salários médios para os profissionais de TI, de acordo com a pesquisa da Catho, de maio de 2011:

Clique sobre a imagem para ampliar:




















































































.

Churrasco do Curso

Pessoal,

Estamos planejando realizar um churrasco de confraternização no início do mês de julho. É bacana que alunos de todos os períodos participem!!!!

Na quinta-feira será agendada uma conversa com os representantes de turma que ficarão responsáveis em envolver os alunos de suas turmas.

Não fique de fora dessa festa!!


.

Atividades Complementares: Recebimento de certificados de realização

Alunos,

Na semana de 06 a 11 de junho, a Secretaria Acadêmica receberá os comprovantes de realização de atividades complementares. O aluno que possui certificados de realização deve procurar a secretaria e protocolar a entrega.

Após o recebimento a Secretaria encaminhará os certificados para a Coordenação Deferir.

Após esta data, teremos outro prazo de entrega apenas no mês de Setembro/2011. Portanto quem deseja realizar colação não pode perder o prazo. 


Lembro que o aluno deve realizar 150h de AC durante o curso. O regulamento está disponível aqui no Blog.


.