terça-feira, 31 de março de 2009

Instalando o SQL Server 2005

Olá Pessoal,

Conversando com alguns alunos, verifiquei que alguns ainda não conseguiram instalar o SQL Server 2005 em casa. Como sou uma pessoa legal, montei um passo-a-passo da instalação dele, só que em modo texto.
Primeiro temos que baixa-lo:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=220549b5-0b07-4448-8848-dcc397514b41&displaylang=pt-br#filelist

Depois de baixado, só seguir estes passos :

Contrato de Licença de Usuário Final
- Aceito
* Avançar

Instalando Pré-requisitos
- Microsoft SQL Native Client
- Arquivos de Suporte à Instalação do Microsoft SQL Server 2005
* Instalar
* Avançar

Instalação do Microsoft SQL Server 2005
* Avançar

Verificação das configurações do Sistema
* Avançar

Informações de Registro
- Nome
- Empresa
[] Ocultar opções avançadas de configuração ( deixar demarcado )

Seleção de Recursos
- Selecionar Database Services
- Componentes Cliente
Marcar opção ( o recurso inteiro será instalado na unidade de disco local)
* Avançar
Nome da Instância
- Instância nomeada ( SQLExpress )
* Avançar

Conta de Serviço
- Personalizar para cada conta de serviço ( demarcado )
- selecionar Usar a conta interna do Sistema
- []SQL Server para iniciar ao final da instalação (marcar)

Modo de Autenticação
- Aqui é o ponto
Selecionar Modo misto ( auten. do windows e do SQL Server )
- Digita a senha do sa para acesso posterior
* Avançar

Configurações de Agrupamento
- Deixem como Latin1_General
* Avançar

Instância de Usuário
- []Habilitar Instâncias de Usuários ( deixe selecionado )

Configuração do Relatório de Erro e Uso
* Avançar

Pronto Para Instalar
* Instalar

Agora não tem desculpa para não estudarem...

Abraços,

segunda-feira, 30 de março de 2009

FIES e Prouni !! Atenção !

Fies começa a receber inscrições de alunos a partir desta segunda-feira.
Período de inscrição termina no dia 17 de abril.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começa a receber, a partir desta segunda-feira (30), as inscrições para novos alunos do ensino superior.

O prazo termina em 17 de abril e a inscrição deve ser feita somente pela internet. Podem solicitar financiamento das mensalidades estudantes
matriculadosem instituições de ensino superior privadas que tenham aderido ao processo
em 2009.

O estudante candidato ao Fies deve preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Caixa Econômica Federal , imprimi-la em duas vias e
entregá-la na instituição de ensino onde estuda.

No Fies, o aluno pode financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente dosemestre que estiver cursando. O fundo trabalha com duas taxas de juros
anuais:

3,5% (fixa) ao ano para alunos matriculados em cursos de licenciatura, Pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos constantes no catálogo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e de 6,5% (fixa)
ao ano, para os demais cursos.

Durante o curso, o estudante paga uma taxa semestral de R$ 50, a cada três meses, recurso que amortiza parte dos juros do financiamento. Para contratar
o Fies, o aluno precisa apresentar um ou mais fiadores ou ainda utilizar a fiança solidária.

Neste caso, grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando-se pelo
pagamento das prestações de todos os integrantes do grupo. Na fiança solidária não há necessidade de comprovar renda.


ProUni

O prazo para os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) se inscreverem no Fies para conseguir financiamento para pagar a outra parte
da mensalidade foi prorrogado até o dia 24 de abril.

A data para formalizar o contrato de financiamento na Caixa Econômica Federal fica alterada para o dia 30 de abril. A portaria 394, de 20 de março de
2009, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 23.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Atenção!! Dependências !!

Pessoal,

Conforme comunicado em sala de aula, as matrículas para as Dependências estão abertas até o dia 01/04 (quarta-feira).

Abaixo as novas disciplinas ofertadas:

Comunicação e Expressão I

Sistemas Operacionais

LTP III (JAVA)

Lab. OO

Após o encerramento das matrículas, confirmaremos os horários de realização das aulas.

TCC ! Orientadores!

Pessoal,

A lista de trabalhos com os respectivos orientadores está disponível para donwload em "links interativos".

quinta-feira, 26 de março de 2009

Aplicações Ricas - JavaFX

Quando falamos de aplicações ricas, logo pensamos Silverlight, Flex, Flash, WPF, mas pergunto você conhecem o JavaFX? Pois é o JavaFX é a aposta da Sun no desenvolvimento de aplicações ricas.
Tem a opção de poder rodar em vários dispositivos, no desktop, no browser, no celular, etc.
Veja ao lado um exemplo de uma calculadora usando JavaFX.
A linguagem que é utilizada é o JavaFx Script.

Quem quiser ver alguns exemplos ou códigos fontes :
http://www.javafx.com/samples/

Alguns tutoriais de como usar :
http://www.javafx.com/docs/tutorials/mediabrowser/

Quem quiser baixar o Netbeans para já ir programando em JavaFX, ou em Ruby, Java, C/C++, Php segue o link :
http://www.netbeans.org/downloads/index.html
(Só que precisa de bastante memória RAM ... bastante mesmo... )

Abraços,

ATENÇÃO !! VAGA !!

Desenvolvedor Pleno C++ (Curitiba-PR)

- Experiente em C/C++, desenvolvendo em Linux.
- Multithreading, Connection Pooling, Mutexes, Semaforos
- Client/Server Applications utilizando Sockets
- Desenvolvimento orientado a objetos utilizando design patterns
- SQL básico a intermediário
- Experiência em bibliotecas reutilizáveis e que possam ser extendidas
- Classloaders da JVM

Enviar CV para:

Antônio B. Carvalho Júnior
Analista de Recursos Humanos
antonio@visionnaire.com.br
GTalk: rhvisionnaire@gmail.com
fone: +55 (41) 3337-1000 r.247
www.visionnaire.com.br
www.virtus-ti.com.br

quarta-feira, 25 de março de 2009

Sites relacionados a Redes de Computadores

Segue abaixo uma lista de sites, com um amplo conteúdo na Área de T.I.

www.projetoderedes.com.br
www.abusar.org
www.imasters.com.br
www.linuxdicas.com.br


César Carignano
Instrutor NetAcademy

Agora somos Microsoft Partner !!



O MSPP é um programa de parceria grandioso, parecido com um programa de fidelidade (dividido em 3 níveis horizontais), mas respeitando e identificando cada perfil de empresa (dividido em competências verticalmlente).

Para saber um pouco mais sobre o MSPP, visite o hotsite para novos parceiros em http://www.microsoft.com/brasil/programa.

Em MAIO teremos o primeiro curso ofertado especialmente para os alunos de Sistemas da FACEAR, material oficial da MICROSOFT e com instrutores certificados.

EM MAIO:

Curso .Net - Alteração de datas !!

Pessoal,

O curso de .NET inicialmente previsto para iniciar no próximo sábado dia 28/março terá seu início adiado para o dia 04/abril (sábado).

As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã 26/03 até quinta-feira 02/04 com a Claudia Ceconne (Ass. de coordenação) na coordenação de curso.

O valor de R$ 90,00 pode ser dividido em dois pagamentos com cheques programados no ato da matrícula.

terça-feira, 24 de março de 2009

Visual Studio 2010 and .NET Framework 4.0

Pois é o preview já está ai com novos recursos um deles é que a versão 4.0 do framework de ficar mais dinâmica, algo parecido com o Ruby, entre outros recursos. O qual é baseado no PCD ( Professional Developers Conference ) - confêrencia que a Microsoft realizou em agosto de 2008. Mas nem tudo ainda esta disponível.

Quem quiser conferir
http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/products/2010/default.mspx
- formato do Virtual PC :
https://connect.microsoft.com/VisualStudio/content/content.aspx?ContentID=9790&wa=wsignin1.0

Videos a respeito C# 4.0:
http://www.informit.com/podcasts/episode.aspx?e=ff719d1a-67c8-47c9-86f4-0d31f2723e6f
http://www.informit.com/podcasts/episode.aspx?e=4b0da588-4e09-4f4a-bb8a-2c1d7d2ff1f6

.NET Framework 4 Poster - Comum
http://blogs.msdn.com/blogfiles/brada/WindowsLiveWriter/55ff37220b2c.NETFramework4Poster_67A1/PDC2008-NETFX4.png

.NET Framework 4 Poster - Versão DeepZoom!
http://brad_abrams.members.winisp.net/Projects/PDC2008/DotNet4Poster/DotNetFramework4PosterDeepZoom.htm

.NET Framework 4 Poster - Versão PDF!
http://brad_abrams.members.winisp.net/Projects/PDC2008/PDC2008-NETFX4.pdf

Abraços,

domingo, 22 de março de 2009

Instalando o SQL Server 2005 em Rede

Sei que alguns de vocês já tentaram acessar o SQL 2005 pela rede, mas por padrão isso vem desabilitado, então selecionei algumas dicas de como habilitar para que funcione em rede. As quais seguem :

Liberar no FIREWALL

Para habilitar uma exceção no firewall do Windows
  • Clique em Iniciar, Painel de Controle e Conexões de Rede.
  • Na barra de navegação à esquerda, clique em Alterar Configurações do Firewall do Windows.
  • Na guia Exceções, Clique em adicionar porta, o Windows abrirá uma janela digite SQL e porta 1433 para aceitar solicitações de TCP. Clique em OK.
  • Clique em Adicionar Programa.
  • Clique em Procurar.
  • Localize a unidade:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\BINN\sqlservr.exe
  • Adicione o arquivo sqlservr.exe à lista de exceções.
  • Faça o mesmo para C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\90\Shared\sqlbrowser.exe
Habilitar o TCP
  • Clique em Iniciar, Programas, Microsoft SQL Server 2005 e então clique sobre SQL Server Configuration Manager.
  • Expanda SQL Server 2005 Network Configuration
  • Clique sobre "Protocols for InstanceName" . No painel da direita, clique com o botão direito sobre o protocolo TCP/IP e selecione Enable.
Configurar o TCP

Ainda no SQL Server Configuration Manager, clique com o botão direito sobre TCP/IP e selecione Properties (Propriedades).
  • Na segunda aba, IP Addresses:
  1. Devemos garantir que as propriedades Active e Enabled estejam configuradas para Yes.
  2. Para IPAll coloque 1433 em TCP Port.
  • Clique em OK para fechar a janela e salvar as alterações.

Iniciando o serviço SQL Browser

Ainda no SQL Server Configuration Manager :
  • Selecione SQL Server 2005 Services
  • No painel da direita, clique com o botão direito sobre o serviço SQL Server Browser e selecione Restart (reiniciar) ou Start ( se estiver parado )
  • Para fazer com que o serviço seja iniciado automaticamente, clique com o botão direito e selecione Properties (Propriedades)
  • Na guia Services (Serviços), em Start Mode selecione Automatic (Automático)
  • Clique em OK para fechar a janela e salvar as alterações.

Area de Configuração
  • Clique em Iniciar, Programas, Microsoft SQL Server 2005, Configuration Tools, SQL Server Surface Area Configuration.
  • Após iniciar o Surface Area, selecione a opção Surface Area Configuration for Services and Connections,
  • Selecione o nó SQLEXPRESS,
  • Em Database Engine clique sobre Remote Connections,
  • Selecione a opção Local and remote connections,
  • Certifique-se de também deixar selecionada a opção Using TCP/IP only. Esta opção permitirá que o SQL Express passe a aceitar conexões TCP/IP.
  • Depois de ativar a comunicação TCP/IP, selecione o nó SQL Server Browser,
  • Em Service clique em Start (iniciar) para iniciar o serviço. Este serviço é necessário para que as estações possam se conectar com sucesso ao SQLExpress caso ele não esteja usando a porta default 1433.
Testando a Conectividade

  • No Prompt do MS-DOS :
  • sqlcmd -Usa -Psql2005 -SAMD64\SQL2005
  • Tem que aparece 1>
  • Ou pelo próprio SQL Server Management Studio do Sql 2005.
Referencias :
http://support.microsoft.com
http://www.mcdbabrasil.com.br
http://www.linhadecodigo.com.br
abraços,

quarta-feira, 18 de março de 2009

O futuro do código de barra

Já ouviram falar de QR Code (Quick Response Code)? Pois é, é um código de barras em 2D que pretende ser o sucessor do código de barras, o qual pode ler imagens, músicas, links, textos. E muitos fabricantes de celulares já estão disponibilizando um software de leitura para scanner o QR Code.

Vejam o vídeo com um exemplo de scan no celular ..

Nokia Maemo

A Mozilla publicou nesta quarta-feira (18/03) o beta do Fennec, sua adaptação do browser Firefox para telefones celulares.

O Fennec Beta 1 é suportado apenas na plataforma de desenvolvimento da Nokia Maemo, o que faz com que o navegador possa ser usado e instalado apenas no tablet N810 da fabricante finlandesa.

O Fennec introduz novidades na navegação online em aparelhos com telas grandes sensíveis a toque, como uma interface que "esconde" os comandos da visão do usuário - para marcar páginas, por exemplo, é necessário puxá-los da borda para o centro da tela.

O navegador móvel também contará com atalhos para comandos em serviços como Digg, Delicious ou mapas online, além de aproveitar a Barra Sensacional apresentada no Firefox 3.

Mais info : http://www.mozilla.org/projects/fennec/1.0b1/releasenotes/

FONTE : IDG NOW

abraços,

terça-feira, 17 de março de 2009

Palestra !!

Palestra: "Vencendo com as pessoas"
Professor: Rafael Benvenutti

Data: quarta-feira 18/03/2009
Local: Auditório

Público: Todos os alunos do Curso de Sistemas de Informação e Análise de Sistemas
Obs. A chamada será realizada pelo professor no auditório.

Programação:

19h15: Informativos da Coordenação
19h30: Apresentação TCC alunos Jefferson e Edison 2008 – Redes Neurais
19h45: Palestra: “Vencendo com as pessoas”.

Dependências!! Matrículas Abertas !!

Pessoal,

Abaixo segue relação de dependências ofertadas:

As inscrições estão abertas de hoje 17/03 até 26/03 na Secretaria Acadêmica.

TCC I - Prof. Helen Tessari - Horário: Turma regular 7º Período (Segunda 19h - 22h10 e Quarta 20h30 - 22h10)

TCC II - Prof. Helen Tessari - Horário: Turma regular 7º Período (Segunda 19h - 22h10 e Quarta 20h30 - 22h10)

Desenvolvimento WEB - Prof. Rodrigo ou Rafael - Horário: Sábados (manhã) 8h - 13h. Início: 28/03 - Término: 11/07

LTP III (JAVA) - Prof. Rafael - Horário: Sábados (manhã) 8h - 13h. Início: 28/03 - Término: 11/07

Banco de Dados II / Lab. de Banco - Prof. Rodrigo - Horário: Sábados (manhã) 8h - 13h. Início: 28/03 - Término: 11/07

Economia - Prof. Marcelo Marcelino - Horário: Sexta 19h - 20h30 e Sábados (manhã) 8h - 12h. Início: 04/04 - Término: 27/06

Conhecem o google?

Segundo a Wikipédia é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada nos Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje o serviço de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.

Sem fazer markting nenhum, mas acho que o google vai dominar o mundo ....hehehe

Viram seus serviços ??? Vamos ver alguns interessantes :
Google Analytics Ferramenta para websites.
Google Code Pesquisa de aplicações de código aberto.
Google Desktop Ferramenta de pesquisa dentro do próprio computador. ( imaginem o algoritmo de busca )
Google Docs Documentos
(texto, folhas de cálculo, apresentações, formulários e PDFs) -
(Esse eu uso ..) -
(tem também o docs.zoho.com - a parte de banco de dados é interessante!!!)

Google Labs Biblioteca das ferramentas do Google em desenvolvimento.


Entre outros, se quiserem saber mais : www.google.com ......

abraços,

sábado, 14 de março de 2009

Ser gentil abre portas no trabalho

Ao Levar uma fechada no trânsito e ainda ser xingado, agüentar o chefe mal-humorado que mal diz bom dia, ficar meia hora pendurado no telefone esperando uma resposta do atendente. Realmente é difícil ser gentil nas grandes metrópoles. Mas saiba que é bom ir treinando pequenas gentilezas no dia-a-dia se você pretende ter sucesso na carreira.
As americanas Linda Kaplan Thaler e Robin Koval se inspiraram no segurança do prédio de escritórios onde trabalhavam, em Manhattan, para escrever o livro O Poder da Gentileza (Editora Sextante). Os calorosos cumprimentos de Frank, um homem na casa dos 50 anos, animam o dia das pessoas que passam pela portaria todas as manhãs.
E foi exatamente isso que ajudou a equipe das publicitárias a fechar um contrato multimilionário com o presidente do sexto maior banco dos Estados Unidos. Ele ficou impressionado com a gentileza de Frank numa cidade em que a frieza e atitude inflexível fazem parte de sua mitologia.
Muitos headhunters acham que ser gentil é uma característica fundamental para ganhar reconhecimento no mercado. Segundo esses caça-talentos, a gentileza sempre abre portas. "Uma pessoa acessível, simpática, educada e aberta a propostas tem mais chances de sucesso profissional em comparação com alguém pouco solícito e mal-encarado", diz Renata Filippi Lindquist, sócia diretora da Mariaca InterSearch, empresa especializada em recrutamento de executivos.
Essa qualidade, porém, não é desejável apenas quando se fala em executivos. "A gentileza, ou a falta dela, impacta todos os níveis hierárquicos", afirma Daniela Yokoi Sanchez, gerente da divisão de vendas e marketing da Page Personnel, empresa do grupo Michel Page especializada em recrutamento. E, quando se está começando uma carreira, essa característica se torna ainda mais importante, segundo a headhunter da Mariaca. "Quem trabalha de forma cooperativa tem mais oportunidades de ser considerada".
Exemplos
No recrutamento, as empresas buscam profissionais que transitem bem nas relações interpessoais e tenham habilidade na comunicação. Por isso, é comum a entrevista abordar assuntos como vida pessoal, família e hobby do candidato, que podem revelar as características citadas.
Daniela lembra dois profissionais que ilustram bem comportamentos distintos no mundo corporativo para os quais recrutou funcionários. O primeiro é um executivo da área de alumínio - gentil com homens e mulheres, bem-educado e preocupado com a família. "Para ele, fiz a contratação de uma profissional, que está adorando e desenvolvendo muito profissionalmente. Ele é lembrado no mercado de modo positivo", conta.
O segundo cliente é de uma multinacional e, segundo Daniela, conhecido por sua indelicadeza. "Sua gestão não é bem vista no mercado. Fecham negócio com ele só porque sua empresa é referência", revela.
Problema de imagem
A gentileza muitas vezes pode ser confundida com fraqueza, o que não gera respeito. Como não cair nessa armadilha? "É preciso ser assertivo e passar o recado de forma clara e objetiva sobre procedimentos, resultados, prazos. Mas é possível fazer isso de maneira amistosa, já que causar medo não gera respeito", diz a sócia proprietária da Mariaca.
Por outro lado, se a equipe sentir que o chefe é somente um amigo e faz da empresa uma extensão de sua casa (com happy hours constantes, falta de horário) não será respeitado. "Regras claras, organização, educação e transparência são essenciais para evitar confusões", conclui.
Pratique
A frase "Podemos sempre ser gentis com pessoas que não têm qualquer importância para nós", do personagem Lorde Henry, em O Retrato de Dorian Gray (1890), de Oscar Wilde, mostra que a gentileza pode ser praticada para um dia se tornar natural.
Mas cuidado com o exagero. "Quem é gentil só para fazer marketing pessoal se torna cansativo", avisa Renata. Para aqueles que têm consciência de sua introversão, ela indica exercitar mais a gentileza, pois, mesmo no exagero, vai parecer natural. Já que as pessoas extrovertidas devem ser cuidadosas e dosar as gentilezas, para evitar o ar artificial.
Ser gentil, no entanto, não é apenas perguntar como foi o fim de semana para o colega de trabalho. Sorrir sempre, cumprimentar todos, ajudar os colegas, ser participativo e fazer parte do time são gestos gentis que os especialistas indicam para um ambiente profissional saudável. Vale a pena tentar, já que o mínimo que pode acontecer é contagiar as pessoas à sua volta, e essa gentileza retornar para você.
Cinco dicas úteis
Coloque a gentileza em prática seguindo os ensinamentos das autoras americanas Linda Kaplan Thaler e Robin Koval:
1 - Pratique. Todos os dias, durante a próxima semana, faça cinco coisas simpáticas que não tragam nenhuma recompensa imediata a você. Agradeça sempre, dizendo "obrigado" aos outros. Pergunte a quem encontrar como vai a vida. Será que a faxineira do prédio tem netos? O sentido disso não é imaginar que o taxista a quem você deu uma gorjeta generosa algum dia dirigirá uma empresa importante. É, simplesmente, adquirir o hábito de ser gentil - e descobrir como isso o faz sentir-se bem.
2 - Elogie. Certa vez, um rapaz perguntou a Abraham Lincoln se ele ficava irritado com os constantes pedidos de autógrafo. "Os homens suportam muita coisa quando são lisonjeados", respondeu o presidente. Suas palavras são tão verdadeiras hoje quanto eram em seu tempo. Todos nós adoramos um elogio. E, no entanto, somos parcimoniosos ao fazê-los. Se você está preocupado com a possibilidade de que um elogio pareça falso, fique tranqüilo. O próprio fato de estar preocupado com isso significa que você não é um puxa-saco e, portanto, não dará essa impressão.
3 - Sorria. Estudos mostram que o simples ato de sorrir faz com que você se sinta realmente mais feliz, o que acontecerá também com as pessoas à sua volta. Então tente adquirir o hábito de sorrir mais. Como prática, sorria para estranhos amistosos e receptivos. Comece com crianças. Após algum tempo você estará preparado para sorrir até para pessoas com ar mais antipático.
4 - Adoce a vida. Mantenha um suprimento de guloseimas em sua escrivaninha ou nas proximidades. Quando as pessoas que vierem vê-lo parecerem tensas, cansadas, mal-humoradas, abra sua gaveta e dê um docinho a elas.
5 - Ajude o inimigo. Enumere seus três maiores rivais. Para cada um, escreva alguma coisa que você poderia fazer para ajudá-lo e que não atrapalhe seu próprio trabalho. Na próxima oportunidade, ofereça sua ajuda.

terça-feira, 10 de março de 2009

Sala de Aula TCC - 7º Período

Pessoal,

A partir da próxima semana, a disciplina de TCC seguirá o seguinte horário:

1ª aula: Sala 20 - Bloco Verde
2ª aula: Sala 20 - Bloco Verde ou Laboratório de Informática II



Atenção!! Cursos!!

Pessoal,

Como combinado, seguem informações sobre os primeiros cursos de extensão desse Semestre:

Curso de Nivelamento - Introdução à Informática para 1º período

Prof. Leandro Boçon
Carga Horária: 8 horas
Data: 21/03 e 28/03 (manhã) / 8h às 12h
Local: Laboratório IV
Vagas: 23
Valor: Sem custo
Inscrições: 16 a 20 de março (Coordenação de Curso)

Curso de .NET

Prof. Alessandro Binhara
Carga Horária: 32 horas (8 sábados - manhã) /8h às 12h
Datas:
Março: 28/03
Abril: 04/04 , 18/04, 25/04
Maio: 02/05, 09/05, 16/05, 23/05

Local: Laboratório III
Vagas: 20 (mínimo de 10 alunos)
Valor: R$ 90,00 (1 + 1 de R$ 45,00)
Inscrições: 23 a 27 de março (Coordenação de Curso)

Conteúdo:

- Introdução a Plataforma .NET e Mono
- O que é Plataforma .NET ?, Por que .NET , Filosofia do .NET,
- Onde utilizar .NET ?, Ferramentas .NET
- Processo de desenvolvimento do Mono
- Código gerenciado e não gerenciado

- Visual Studio
- Instalação
- Trabalhando com mono no visual studio
- Plugin para visual studio

- A Linguagem C#
- Orientação a Objetos
- Conceitos Objeto e Classe, Métodos , Escopo de de Método e Variável, Propriedade , Atributos e Métodos estáticos, Polimorfismo, Sobrecarga , Herança, eventos e Delegates
- Estruturas de controles, estruturas de fluxo, Array, ArrayList, Casting.

- Desenvolvendo aplicativos gráficos com Windows.Forms
- Formulários, Controles básicos (label, buton, dropdown, grid),
- DataBind
- Trabalhando com multithread

domingo, 8 de março de 2009

Tanques japoneses x Peixes

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.

Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.

Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas". Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam cansados e abatidos, porém, vivos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto.

Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Então, como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?

Antes da resposta, leia o que vem abaixo:

Quando as pessoas atingem seus objetivos tais como: quando encontram um namorado maravilhoso, quando começam com sucesso numa empresa nova, quando pagam todas suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões.

Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam. Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas de casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.

Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. L. Ron Hubbard observou no começo dos anos 50:

"O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador".

Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz.

Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado em tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!



Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivo" no destino. Os peixes são desafiados.

Portanto, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize. Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade.

Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer diferença.

"Então, meu amigo, ponha um tubarão no tanque da sua vida e veja o quão longe você pode chegar".

quinta-feira, 5 de março de 2009

Problema no layout?

Cansado de ficar ajustando o layout da página e depois testar em 2, 3, ou mais navegadores? No Windows, no Linux, em MAC !!
Seus problemas acabaram !!! Teste seu site em mais de 80 navegadores.

http://browsershots.org/

Abraços,

Sala de Aula - 7º Período

Pessoal,

Como a atual sala de aula destinada para o 7º período de Sistemas de Informação não está disponível para utilização, em conjunto com a Direção definiu-se as seguintes salas/horários para utilização da turma do 7º SI:

Segunda-feira (2º horário) – Disciplina: TCC - Sala 10 – Bloco Verde

Quarta-feira (1º horário) – Disciplina: Economia - Sala 10 – Bloco Verde

Quinta-feira (2º horário) – Disciplina: Planejamento de TI - Sala 10 – Bloco Verde

Sexta-feira (2º horário) – Disciplina: Economia - Sala 11 – Bloco Verde


As demais aulas do 7º SI são realizadas nos laboratório de informática conforme horário específico disponível aqui no blog.


Obs. A sala 10 é utilizada em conjunto com os cursos de Biomedicina/ Direito e Fisioterapia, e a sala 11 de segunda a quinta-feira é utilizada pelo curso de Administração.

Oportunidade de Estágio - Prefeitura de Araucária

Pessoal,

O Programa Bolsa Estágio tem como objetivo a contratação de estagiários de nível médio, pós-médio e superior, com no mínimo 16 anos. Será a primeira vez na história do Município de Araucária que a Prefeitura adotará tal procedimento para este tipo de contratação.


Os interessados poderão se inscrever de forma gratuita até o dia 6 de março, por meio do preenchimento da ficha de inscrição que se encontra neste site.

http://www.concursocec.com.br/concursos/concurso_home.php?concurso=11


CRONOGRAMA

25/02/2009 a 06/03/2009 – Período de Inscrições
A partir de 11/03/2009 – Divulgação do Local da Prova
15/03/2009 – Aplicação da Prova
16/03/2009 – Divulgação do Gabarito (a partir das 14h)
17/03/2009 e 18/03/2009 – Recebimento de Recursos
27/03/2009 – Divulgação do Resultado Final

Oportunidade de Estágio GVT !!

Para mais informações clique aqui!

Boa sorte!!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Acessibilidade - Custo ou Beneficio?

Vejam este vídeo que achei, o qual tem como um dos seus produtores o MAQ ( Marco Antônio de Queiroz ) o criador do site www.acessibilidadelegal.com.

Muito interessante o vídeo falando sobre acessibilidade...



Abraços,

"Acessibilidade Legal"

Encontrei um site muito interessante que segue as diretrizes e a metodologia do W3C(1) (World Wide Web Consortium) apresentadas no Documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web - WCAG 1.0( http://www.utad.pt/wai/wai-pageauth.html ), o qual tem textos importantes a respeito da área de acessibilidade para pessoas com deficiências.

Possui diversos artigos como "O que é um Display Braille?", alias você sabe o que é um Display em Braile? Então veja mais informações em ( http://www.acessibilidadelegal.com/33-display-braille.php ).
Outro artigo interessante trata de qual layout usar: Fixo ou Líquido ou Elástico. Cada um deles é apresentado os pontos positivos e negativos, os quais valem a pena conferir ( http://www.acessibilidadelegal.com/13-layout.php ).

No site ainda tem recursos de aumentar e diminuir a fonte e mudar o contraste de todo o site.

Caso desejem ver o conteúdo na integra acessem o site: www.acessibilidadelegal.com

Vale à pena dar uma olhada.

(1) W3C - É um conjunto de empresas que desenvolve padrões para Web. (http://www.w3.org) ou (http://pt.wikipedia.org/wiki/W3C)

Abraços,

terça-feira, 3 de março de 2009

Quem vai?

Projetos Integradores - Escopos

Pessoal,

Para acompanhamento dos escopos dos Projetos Integradores 2009-1. Em caso de dúvida conversem com seus professores de Projeto ou procurem a a coordenação.

1º Período

Ementa: Desenvolvimento de projeto prático integrando os conteúdos das disciplinas do período.
Proposta: Desenvolvimento do Jogo da Forca

Implementação em C#.

Documentação:
- Requisitos
- Algoritmo
- DFD
- Casos de uso
- Especificação de caso de uso

Avaliação:
1º Bimestre: Documentação
2º Bimestre: Implementação


3º Período

Ementa: Desenvolvimento de um projeto prático utilizando o conteúdo das disciplinas ministradas até o período. Documentação de Sistemas utilizando UML. Modelagem de Processo. Desenvolvimento de um sistema com persistência em Banco de Dados.
Proposta: Desenvolvimento Sistema Gerenciador de Projetos Integradores e de TCC

- Implementação em .Net

Documentação:
- Requisitos
- Diagrama de casos de uso
- Especificação de caso de uso
- Diagrama de classe
- Diagrama de seqüência
- Plano de testes
- Execução do plano
- Modelagem do processo
- DER
Sistema:
Requisitos Não funcionais:
- Implementação em .Net
- Persistência em Banco
- trigger
- functions
- procedures
- Integridade referencial
- índice
Requisitos Funcionais
- Controlar de projetos
- Controlar os professores
- Controlar os orientadores
- Controlar os alunos
- Controlar as reuniões de orientação
- Controlar as entregas parciais
- Permitir o lançamento das notas das entregas parciais
- Permitir o cadastramento das bancas de avaliação.
- Permitir o lançamento das fichas de avaliação dos professores das Bancas
- Calcular o resultado e indicar APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO do Projeto

5º período

Ementa: Desenvolvimento de projeto prático integrando os conteúdos das disciplinas do período.
Proposta: Implementação de um mensageiro instantâneo

- Implementação em .Net

- Escopo:
Documentação:
- Requisitos
- Casos de uso
- Especificação de caso de uso
- Diagrama de seqüência
- Diagrama de classe
- Especificação de protocolo de comunicação
Funcionalidades:
- Troca de mensagens e arquivos entre usuários conectados com opção de envio reservado para um usuário.
- Implementação do gerenciamento da aplicação servidor em interface web
- Implementação cliente/servidor com comunicação socket
- Implementação do cliente (pocket)

Avaliação:
1º Bimestre: Documentação
2º Bimestre: Implementação


7º período

Ementa: Desenvolvimento de projeto prático integrando os conteúdos das disciplinas do período.
Proposta: Implementação de uma aplicação para dispositivos móveis.

- Implementação em JAVA

Escopo: Em definição